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COMO COMEÇOU A ATIVIDADE

A atividade turística agrega uma série de serviços, e gera emprego e renda para milhares de pessoas. A região Nordeste, e, sobretudo o Rio Grande do Norte, apresentam uma vocação inquestionável para o turismo, caracterizando-se pelas belezas naturais de suas praias, a hospitalidade do seu povo e a riqueza do seu artesanato e folclore.

O seu litoral diferencia-se de outras regiões pelo fato de se ter acesso a essa paisagem, através de veículos tipo buggy que conseguem se locomover por aproximadamente 400 km’s de orla marítima com a presença de extensas dunas.

SURGE UM NOVO PRODUTO TURÍSTICO

Levando em consideração as características naturais do Estado e a realização dos primeiros fantours, foi idealizado um novo produto para ser oferecido ao turista, utilizando um veículo tipo buggy para mostrar as belezas do litoral ao norte de Natal até Touros, englobando as praias da Redinha, Santa Rita e Jenipabú. Até então esses veículos só eram utilizados apenas por poucos veranistas para andar pela orla na época do verão.

Dessa forma, embora a estrutura oferecida para o exercício desses passeios fosse mínima, o Rio Grande do Norte ganhou importante aliado para o seu desenvolvimento turístico.

QUANDO SURGIRAM OS PRIMEIROS PASSEIOS

Os primeiros passeios de buggy surgiram no Rio Grande do Norte no início dos anos 80, utilizando veículo desenvolvido e adaptado para transitar em terrenos arenosos, com capacidade para quatro pessoas, composto por uma carroceria de fibra de vidro, tração nas rodas traseiras, dando condição ao automóvel de realizar passeios por praias e dunas.

Esses passeios surgiram com a promoção “conheça Natal pelo preço da passagem aérea” que alguns empresários fizeram para estimular o turismo norteriograndense nas regiões sul e sudeste, principais centros com potencial emissivo do Brasil.

INCREMENTAÇÃO JUNTO AO PODER PUBLICO

Além da ação da iniciativa privada fazia-se necessário a atuação do poder público para o desenvolvimento do turismo potiguar. A partir disso a EMPROTURN, órgão oficial de turismo passou a comandar as ações do setor turístico de responsabilidade governamental. Em decorrência da união da iniciativa privada e do poder público surgiram novas idéias para estimular o turismo local, como a realização de city tour que ia do centro da cidade até a Fortaleza dos Reis Magos.

A VISIBILIDADE NACIONAL

Durante dois anos esses passeios eram realizados de forma esporádicas. Apenas em meados de 1983, o passeio de buggy passou a ter maior visibilidade, na época nenhum outro Estado tinha buggies nas praias. A partir daí, a procura pelo passeio do litoral ao norte de Natal, pelas dunas e praias de Jenipabú e Santa Rita, aumentou consideravelmente e, após mais ou menos dez anos, passou a ser realizado no litoral ao sul de Natal, com destino a Tibau do Sul até a Lagoa de Guaraíras. Devido à visibilidade que esses passeios deram ao Rio Grande do Norte o Estado passou a aparecer em telenovelas e em comerciais nacionais e internacionais.

O PRODUTO COMO PREFERÊNCIA DOS TURISTAS

O passeio de buggy turismo ainda é o produto turístico tenha ampliado seu leque de opções de roteiros, ainda hoje, o passeio de buggy ocupa o primeiro lugar na preferência dos turistas que nos visitam, daí a importância desses passeios para o turismo do Rio Grande do Norte.